quinta-feira, 26 de julho de 2012

Arquitetura




Veja o que nos diz o Bro Robert Macoy no seu “A Dictionary of Freemasonry”:
“arquitetura é uma das primeiras profissões que o homem tornou propícia para si, e como consequência, foi o primeiro passo no desenvolvimento de sua mente. Surpreendentemente, tem a ciência da Arquitetura crescido e tem sempre  honrado e tornado respeitável um arquiteto experiente!

A ciência começou com a construção de simples cabanas; o próximo passo foi erigir “altares” nos quais se ofereciam sacrifícios para os deuses (em minha opinião, a situação aqui é invertida: parece-me que o homem primeiro construiu os altares e, posteriormente, para se proteger, construiu as barracas ou cabanas). De sua fértil e própria imaginação seguiram-se moradas e casas mais complexas, após as quais, em rápida sucessão, vieram os palácios para suas princesas, pontes sobre rios de fortes correntezas, para que pudessem, cada vez mais, manter contatos com seus vizinhos e amigos. Pirâmides e torres, orgulhosamente apontando para os céus
Catacumbas de enormes dimensões para o sepultamento de seus mortos, e o mais deslumbrante Templo em honra do Grande Arquiteto do céu e da terra.

Nós, então, adotamos o título de “Maçons” para nossa antiga Ordem, em alusão a mais antiga e honrável ocupação profissional do ser humano. As ferramentas de trabalho da Maçonaria Operativa se tornaram nossos Símbolos, por que não acharíamos nada melhores, nem mais expressivas do que elas.

Nenhuma outra ocupação é tão extensa e que tem tão estreita ligação com as outras. “Tem inumeráveis caminhos, nos quais faz tremendo esforço, para entrar no Templo Imperecível dos conhecimentos.”

 



M.'.I.'. Alfério Di Giaimo Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário