sexta-feira, 13 de abril de 2012

NA CONTRAMÃO DA VIDA





Os jornais anunciam: “STF aprova aborto de anencéfalos”. Não acho que tenha sido difícil chegar ao veredito. As explicações convencem: Sem cérebro não há vida. A mãe espera por nove meses e passa por todas as dificuldades de uma gravidez sabendo que o filho viverá apenas algumas horas ”(viverá? – Como se não tinha vida?) –
Polêmica à parte, cada qual tem sua opinião. Quem tem ou teve um filho anencéfalo pode opinar com conhecimento de causa. Quem viveu a experiência de um verdadeiro milagre em relação à vida de um filho não aceita qualquer intervenção no sentido de abreviar a gravidez seja lá qual for o motivo.
     “Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia (Shakespeare)”. Esse pensamento continua valendo. O mistério da vida não foi explicado pela ciência até hoje, pelo simples fato de que não é possível explicar. É algo superior à compreensão humana e parece que, apesar de toda inteligência permitida ao homem que o faz quase um deus, capaz de sondar ares, terra e mares, recriar através da clonagem e promover a evolução da ciência, no quesito vida não lhe foi aberto ainda o cadeado.
     A compreensão das inteligências emocionais de que fala Daniel Goleman em seu livro Inteligências Emocionais trouxe outro olhar para a pessoa humana, especialmente na forma de educar. Essa descoberta é nova. Como era antes? – Não era. Pois bem, agora sabemos mais sobre a inteligência humana, isso facilita o processo de ensino aprendizagem.
Quem sabe lá no futuro, descobrir-se-á que o anencéfalo tinha um motivo para existir, por que não?
Certa vez, em um congresso nacional de educação, falando sobre as Inteligências Emocionais, o palestrante falou da oitava inteligência, a Espiritual que, sabe-se que existe, porém para que seja aceita precisa ser comprovada e a ciência não consegue comprovar. Mistério. Se é mistério é porque a inteligência humana ainda não conseguiu compreender para poder explicar. Se não há explicação, é melhor esperar até que se compreenda.
     No caso em questão, “aborto de anencéfalos”, apesar de todas as justificativas, entendo como prematura a decisão. Não falo por conceitos rançosos ou radicais, mas pela obscuridade que existe em torno do processo de criação. Entendo que a criação é “direito autoral” do seu criador e mexer naquilo que tem dono fere o direito, não o direito a que estamos acostumados, mas o direito que mora no mistério da vida.

                               Cida Freitas – professora, poetisa e escritora.

O APELO DIVINO




      Reunidos os componentes habituais do grupo doméstico, o Senhor, de olhos melancólicos e lúcidos, surpreendendo, talvez, alguma nota de oculta revolta no coração dos ouvintes, falou sublime:
     - Amados, quem procura o sol do reino divino há de armar-se de amor para vencer na grande batalha da luz contra as trevas. E para armazenar o amor no coração é indispensável ampliar as fontes da piedade.
     “Compadecemo-nos dos príncipes; quem se eleva muito alto”. sem apoio seguro, pode experimentar a queda em desfiladeiro tenebroso.
     “Ajudemos os escravos; quem se encontrar nos espinheiros do vale pode perder-se na incoformação antes de subir a montanha redentora”.
     "Auxiliamos a criança; a erva tenra pode ser crestado antes do sol do meio-dia.
    “ Amparemos o velhinho; nem sempre a noite aparece abençoada de estrelas.
    ” Estendamos mãos fraternas ao criminoso da estrada; o remorso é um vulcão devastador.
    ” Ajudemos aquele que nos parece irrepreensível; há uma justiça infalível, acima dos círculos humanos, e nem sempre quem morre santificado aos olhos das criaturas surge santificado no Céu.
    ” Amparemos quem ensina; os mestres são torturados pelas próprias lições que transmitem aos outros.
     “Socorramos àquele que aprende; o discípulo que estuda sem proveito adquire pesada responsabilidade diante do Eterno”.
     “Fortaleçamos quem é bom; na Terra, a ameaça do desânimo paira sobre todos”.
     “Ajudemos o mau; o espírito endurecido pode fazer-se perverso”.
     “Lembremo-nos dos aflitos, abraçando-os fraternalmente; a dor, quando incompreendida, transforma-se em fogueira de angústia”.
    "Auxiliemos as pessoas felizes; a tempestade costuma surpreender com a morte os viajores desavisados.
    ” A saúde reclama cooperação para não arruinar-se.
     “A enfermidade precisa de remédio para extinguir-se”.
     “A administração pede socorro para não se desmandar”.
     “A obediência exige concurso amigo para subtrair-se ao desespero”.
     “Enquanto o Reino do Senhor não brilhar no coração e na consciência das criaturas, a Terra será uma escola para os bons, um purgatório para os maus e um hospital doloroso para os doentes de toda sorte”.
     “Sem a lâmpada acesa da compaixão fraternal, é impossível atender à Vontade Divina.
      ” O primeiro passo da perfeição é o entendimento com o auxílio justo...".
Interrompeu-se o Mestre, ante os companheiros emudecidos.
     E porque os ouvintes se conservassem calados, de olhos marejados de pranto, Ele voltou à palavra, em prece, e suplicou ao Pai luz e socorro, paz e esclarecimento para riscos e pobres, senhores e escravos, sábios e ignorantes, bons e maus, grandes e pequenos...
     Quando terminaram a rogativa, as brisas do lago se agitaram harmoniosas e brandas, como se a Natureza as colocasse em movimento na direção do Céu para conduzirem a súplica de Jesus Cristo ao trono do Pai, além das estrelas...
    

    

Estudo 33, p. 139, 140, 141 e 142 do Livro Jesus no Lar (Obra Psicografada por) FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER.

Chá de Carqueja


Benefícios:
CARQUEJA – (Genista tridentata), tem como Nomes comuns: Carqueja Amara Cacalia, Cuchi-Cuchi, quinsu Cucho e carqueja-do-mato, a parte Utilizada para consumo e medicamentos são a Folha e as partes aéreas. Na sua descrição e no seu Habitat a Carqueja é um arbusto verde como uma planta perene, que cresce em muitos terrenos da América do Sul. Ela cresce em terras altas e secas, solos rochosos, campos de areia, rios e áreas pantanosas em toda a Floresta Amazônica, no Peru, Brasil e Colômbia, bem como em zonas tropicais da Argentina, Paraguai e Uruguai.
A Carqueja não tem folhas ou caule, em vez disso, ela tem bi-asa-ou tri-ramos alados que são como folhas para cumprir as funções de fotossíntese. Flores mareladas e alaranjadas estão espalhadas ao longo do seu caule e tendem a se acumular no topo. Todas as plantas podem atingir até quatro metros de altura, embora seja comumente dois a três pés de altura.
OS BENEFICIOS DA CARQUEJA
Uso tradicional indígena: A Carqueja tem sido utilizada pelos povos indígenas ao longo de séculos de resistência, bem como para a fertilidade das mulheres e a virilidade nos homens. Do ponto de vista terapêutico, a Carqueja tem sido muito usada em uma grande variedade de doenças relacionadas ao sistema digestivo para o qual ela é considerada bastante eficaz. Por exemplo, os nativos usariam a Carqueja para fortalecer o processo digestivo, eliminar parasitas intestinais, acalmar a diarreia e aliviar a irritação do sistema digestivo, após um episódio de indigestão, diarreia ou intoxicação alimentar.
No entanto, o principal uso da Carqueja é para apoiar o fígado. Nativos utilizavam-na para aliviar disfunções hepáticas diversas, para limpar o fígado, para eliminar obstruções da vesícula biliar e como um limpador de sangue. Os nativos também foram relatados em usar a Carqueja para reduzir a febre e para aliviar as condições inflamatórias. O uso tradicional consistia em uma infusão de uma boa quantidade de Carquejas secas em um litro de água ou mastigava-se o caule fresco e carnudo.
Estudos Científicos – Mecanismo de Ação Flavonoides isolados da Carqueja, que são conhecidos como protetores do fígado contra as toxinas. Neste trabalho científico, o mecanismo de ação ainda não foi explicado. No entanto, os flavonoides têm-se visto que protegem o nosso organismo contra a toxicidade do fígado ligando-se ás toxinas e impedindo a sua absorção. Por exemplo, silimarina, um flavonoide que é comum nas plantas verdes e que está presente no leite de cardo e algas azuis, foi provado que oferece 100% de proteção contra as toxinas hepáticas. Da mesma forma a clorofila, embora não seja um flavonoide, foi mostrada que também oferece uma proteção significativa contra o câncer mais potente do fígado, a aflatoxina. Num estudo realizado em ratos, após o pré-tratamento com a Carqueja conseguiu-se reduzir significativamente a inflamação e dor em vários tipos de inflamação. A Carqueja também reduz a contração intestinal, que apoia o seu efeito calmante em casos de irritação do sistema digestivo. Ela impede o desenvolvimento de úlceras, que podem estar ligados a suas propriedades anti-inflamatórias. Todos estes benefícios podem estar ligados à capacidade da planta Conseguir inibir a biossíntese das prostaglandinas, devido a algumas prostaglandinas sendo compostos inflamatórios. Uma vez que as prostaglandinas também são mediadoras da dor e febre, esses dados podem apoiar que o uso nativo da Carqueja pode reduzir a febre, e para terminar ela pode também ter uma abordagem auxiliar natural para enfrentar os desafios associados à hipertensão.
A informação contida neste artigo destina-se apenas para fins educacionais. Não elaborado para diagnosticar, curar, mitigar, tratar ou prevenir qualquer doença. Se você tiver qualquer problema de saúde, é recomendado que você procurasse o aconselhamento certo com um profissional de saúde certificado.
Sistema Digestório
A fim de promover uma boa digestão “para apoiar a função hepática e ajudar a manter o sangue limpo” podem-se consumir todos os dias com as refeições (Dietazona).*
Física da Energia
Embora nenhum estudo confirme ao certo este benefício “Lembre-se que o seu primeiro relatório pelo uso indígena era para a resistência” fertilidade das mulheres e virilidade dos homens *Se você consumir a planta diariamente de apoio digestivo “você também vai ganhar benefícios energéticos para energia e resistência em geral”.
Inflamação
Para problemas ligados à inflamação “sabe que consumir Digestazon diariamente pode auxiliar na gestão de vários processos inflamatórios, e pode ser tomado em combinação com outras ervas, como o Jatobá e Unha de Gato (chás Shipibo” Arcozon.) “Alguns dos melhores chás de ervas anti-inflamatórios”. Embora não exista nenhum relato do seu uso para o controle da pressão arterial “Os estudos feitos em ratos sugerem que a Carqueja possa ajudar a controlar a pressão arterial elevada”.
CHÁ DE CARQUEJA
O Chá de carqueja pode ser encontrado em varias formas em que uma delas se inclui o pó:
Uso sugerido para o Pó de Carqueja
Esta planta é mais bem preparada como uma infusão (chá): Use uma colher de chá de pó para cada copo de água. Despeje água a ferver sobre a erva no copo e deixe em infusão durante 10 minutos. Antes de beber o Chá deixe que o pó assente no fundo do copo e beba quente, se necessário utilize um passador para retirar o pó. Normalmente é tomado em 1 / 2 xícara de dosagens, 2-3 vezes ao dia.
Ingredientes normais dos Pós desta planta: Carqueja 100%  pura , extraída da erva inteira (caule, folhas, flores). São utilizados aditivos. Este produto não é irradiado nem fumigado. É colhido e cultivado selvagem, naturalmente da Amazônia brasileira, sem pesticidas ou fertilizantes.
Contra indicações e riscos
Não deve ser usado durante a gravidez porque demonstrou estimular a uterina e efeitos abortivos em roedores. A utilização desta planta é contra indicada em pessoas com pressão arterial baixa, devido aos seus efeitos hipotensores documentados. Também tem sido documentada a níveis mais baixos de glicose no sangue em estudos humanos e animais. Como tal, é contra indicado em pessoas com hipoglicemia. Os Diabéticos devem controlar seus níveis de açúcar no sangue com maior regularidade se ingerir a planta.
Interações medicamentosas
Nenhum relatado até agora, porém, pode aumentar o efeito dos medicamentos anti-hipertensivos e diabéticos.


Hisemberg Osorio Nunes

quinta-feira, 12 de abril de 2012

10 soluções para melhorar o Brasil (que funcionaram na China)




 
O Primeiro Ministro da China, Wen Jiabao, visitou o Brasil recentemente pela primeira vez e surpreendeu pelo conhecimento que tem sobre nosso país, segundo ele, devido o aumento da amizade e dos negócios entre Brasil e China, vem estudando nossa cultura, nosso povo, desenvolvimento e nosso governo nos últimos 5 anos e, por isso aproveitou a visita de acordos comerciais para lançar algumas sugestões que, segundo ele, foram responsáveis pelas mudanças e pelo crescimento estrondoso da China nos últimos anos.
Durante uma de suas conversas com a Presidente Dilma e seus ministros, Wen foi enfático no que ele chama de "Solução para os países emergentes", que é o caso do Brasil, China, Índia e outros países que entraram em grande fase de crescimento nos últimos anos, sendo a China a líder absoluta nessa fila.
 
O que o ministro aponta como principal ponto para um país como o Brasil desponte a crescer fortemente?
 
Mudanças imediatas na administração do país, sendo a principal delas, a eliminação de fatores hipócritas, onde as leis insistem em ver o lado teórico e não o prático e real de suas consequências, sendo que, para isso o país terá que sofrer mudanças drásticas em seus pontos de vista atuais, como fez a China nos últimos 20 anos, sendo os 10 principais os que se seguem:
 
1- PENA DE MORTE PARA CRIMES HEDIONDOS COMPROVADOS:

Fundamento:

Um governo tem que deixar de lado a hipocrisia quando toca neste assunto, um criminoso não pode ser tratado como celebridade, criminosos reincidentes já tiveram sua chance de mudar e não mudaram, portanto, não merecem tanto empenho do governo, nem a sociedade honesta e trabalhadora merece conviver com tamanha impunidade e medo, citou alguns exemplos bem claros: Maníaco do parque, Lindeberg, Suzane Richthofen, Beira Mar, Elias Maluco, etc.
Eliminando os bandidos mais perigosos, os demais terão mais receio em praticarem seus crimes, isso refletirá imediatamente na segurança pública do país e na sociedade, principalmente na redução drástica com os gastos públicos em segurança.
Em longo prazo isso também reflete na cultura e comportamento de um povo.
 
2- PUNIÇÃO SEVERA PARA POLÍTICOS CORRUPTOS:

Fundamento:

É estarrecedor saber que o Brasil tem o 2º maior índice de corrupção do mundo, perdendo apenas para a Nigéria, porém, comparando os dois países o Brasil está em uma situação bem pior, já que não pune nenhum político corrupto como deveria, o Brasil é o único país do mundo que não tem absolutamente nenhum político preso por corrupção, portanto, está clara a razão dessa praga (a corrupção) estar cada vez pior no país, já que nenhuma providência é tomada, na China, corrupção comprovada é punida com pena de morte ou prisão perpétua, além é óbvio, da imediata devolução aos cofres públicos dos valores roubados. O ministro chinês fez uma pequena citação que apenas nos últimos cinco anos, o Brasil já computou um desvio de verbas públicas de quase 100 bilhões de reais, o que permitiria investimentos de reflexo nacional. Ou seja, algo está errado e precisa ser mudado imediatamente.
 



3- QUINTUPLICAR O INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO:

Fundamento:

Um país que quer crescer precisa produzir os melhores profissionais do mundo e isso só é possível quando o país investe no mínimo 5 vezes mais do que o Brasil tem investido hoje em educação, caso contrário, o país fica emperrado, aqueles que poderiam ser grandes profissionais, acabam perdidos no mercado de trabalho por falta da base que deveria prepara-los, com o tempo, é normal a mão de obra especializada passar a ser importada, o que vem ocorrendo a cada vez mais no Brasil, principalmente nos últimos 5 anos quando o país passou a crescer em passos mais largos.
 
4- REDUÇÃO DRÁSTICA DA CARGA TRIBUTÁRIA E REFORMA TRIBUTÁRIA IMEDIATA:

Fundamento:

A China e outros países desenvolvidos como os EUA já comprovaram que o crescimento do país não necessita da exploração das suas indústrias e empresas em geral, bem pelo contrário, o estado precisa ser aliado e não inimigo das empresas, afinal, é do trabalho destas empresas que o país tira seu sustendo para crescer e devolver em qualidade de vida para seus cidadãos, a carga tributária do Brasil é injusta e desorganizada e enquanto não houver uma mudança drástica, as empresas não conseguirão competir com o mercado externo e o interno ficará emperrado como já é.
 
5- REDUÇÃO DE PELO MENOS 80% DOS SALÁRIOS DOS POLÍTICOS BRASILEIROS:

Fundamento:

O Brasil tem os políticos mais caros do mundo, isso ocorre pela cultura da malandragem instalada após a democracia desorganizada que tomou posse a partir dos anos 90 e pela falta de regras no quesito salário do político. O político precisa entender que é um funcionário público como qualquer outro, com a função de empregar seu trabalho e seus conhecimentos em prol do seu país e não um "rei" como se veem atualmente, a constituição precisa definir um teto salarial compatível com os demais funcionários públicos e a partir dai, os aumentos seguirem o salário mínimo padrão do país, na China um deputado custa menos de 10% do que um deputado brasileiro.
A revolta da nação com essa balbúrdia com o dinheiro público, com o abuso de mega-salários, sem a devida correspondência em soluções para o povo, causa ainda mais prejuízos ao estado, pois um povo sentindo-se roubado pelos seus líderes políticos perde a percepção do que é certo, justo, honesto e honrado.
 
6-  DESBUROCRATIZAÇÃO IMEDIATA:

Fundamento:

O Brasil sempre foi o país mais complexo em matéria de negociação, segundo Wen, a China é hoje o maior exportador de manufaturados do mundo, ultrapassando os EUA em 2010 e sem nenhuma dúvida, a China e os EUA consideram o Brasil, o país mais burocrata, tanto na importação, quanto exportação, além é claro, do seu mercado interno, para tudo existem dezenas de barreiras impedindo a negociação que acabam em muitas vezes barrando o desenvolvimento das empresas e refletindo diretamente no desenvolvimento do país, isso é um caso urgente para ser solucionado.
 
7-  RECUPERAÇÃO DO APAGÃO DE INVESTIMENTOS DOS ÚLTIMOS 50 ANOS:

Fundamento:

O Brasil sofreu um forte apagão de investimentos nos últimos 50 anos, isso é um fato comprovado, investimento em infraestrutura, educação,, cultura e praticamente toda a demais área relacionada ao estado, isso impediu o crescimento do país e seguirá impedindo por no mínimo mais 50 anos se o Brasil não tomar atitudes fortes hoje. O Brasil tem tudo para ser um grande líder mundial, tem território, não sofre desastres naturais severos, vive em paz com o resto do mundo, mostrou-se inteligente ao sair ileso da grande crise financeira de 2008, porém, precisa ter a coragem de superar suas adversidades políticas e aprender investir corretamente naquilo que mais necessita.
 
8- INVESTIR FORTEMENTE NA MUDANÇA DE CULTURA DO POVO:

Fundamento:

A grande massa do povo brasileiro não acredita mais no governo, nem nos seus políticos, não respeita as instituições, não acredita em suas leis, nem na sua própria cultura, acostumou-se com a desordem governamental e passou a ver como normal as notícias trágicas sobre corrupção, violência, etc., portanto, o Brasil precisa investir na cultura brasileira, iniciando pelas escolas, empresas, igrejas, instituições públicas e assim por diante, começando pela educação patriótica, afinal, um grande povo precisa amar e honrar seu grande país, senão é inevitável que à longo prazo, comecem surgir milícias armadas na busca de espaço e poder paralelo ao governo, ainda mais, sendo o Brasil um país de proporções continentais como é.
 
9- INVESTIR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA IMEDIATAMENTE:

Fundamento:

Proporcionalmente, o Brasil investe menos de 8% do que a China em ciência e tecnologia, isso começou a ter forte reflexo no país nos últimos 5 anos, quando o Brasil passou a crescer e aparecer no mundo como um país emergente e que vai crescer muito a partir de agora, porém, não tem engenharia de qualidade, não tem medicina de qualidade, tecnologia de qualidade, não tem profissionais com formação de qualidade para concorrer com os países desenvolvidos que encontram-se mais de 20 anos a frente do Brasil, isso é um fato e precisa ser visto imediatamente, pois reflete diretamente no desenvolvimento de toda nação.
 
10-   MENORIDADE PENAL E TRABALHISTA A PARTIR DE 16 ANOS (o mundo está envelhecendo...):

Fundamento:

O Brasil é um dos poucos países que ainda possuem a cultura de tratar jovens de 15 a 18 anos como crianças, não responsáveis pelos seus atos, além de proibi-las de oferecer sua mão de obra, isso é erro fatal para toda a sociedade, afinal, o Brasil, assim como a grande maioria dos países, estão envelhecendo e precisam mais do que  nunca de mão de obra renovada, além do que, essa contradição hipócrita da lei, serve apenas para criar bandidos perigosos, que ao atingirem 18 anos, estão formados para o crime, já que não puderam trabalhar e buscaram apenas no crime sua formação. Na China, jovens tem permissão do governo para trabalhar normalmente (não apenas como estagiários como no Brasil) a partir dos 15 anos, desde que continuem estudando e, sim, respondem pelos seus crimes normalmente, como qualquer adulto com mais de 18 anos. 

Este texto foi retirado do Blog do jornalista Joelmir Beting da Rede Bandeirantes, segundo Joelmir, o texto não está na íntegra, já que não foi permitida a sua divulgação nos meios de comunicação, também, segundo o assessor que permitiu o "vazamento" do relatório da conversa com o primeiro ministro chinês, o governo brasileiro optou por não divulgar estas informações por não se tratarem da real missão do primeiro ministro ao Brasil, que era apenas para tratar de assuntos comerciais entre os dois países, mas como diz Joelmir, para bom entendedor, apenas isso basta, ou seja, não há interesse do governo em divulgar esses fatos, pois, para o PT e demais governantes, do jeito que o Brasil se encontra é exatamente o jeito que eles sempre sonharam, um país que reina a impunidade política e o povo não tem vez nem voz, até porque, essa cultura que o Sr. Wen tanto cita, é exatamente o que poderia causar problemas na atual política brasileira, portanto, um povo acomodado e que apenas assiste de camarote o corrupto sacar dinheiro do seu próprio bolso, é o sonho de qualquer criminoso do colarinho branco. 

Septuaginta e a Vulgata





A Bíblia teve diversas traduções (versões) ao longo dos tempos. Vamos comentar, de modo conciso, duas dessas versões:

SEPTUAGINTA: é o nome da versão da Bíblia hebraica para o grego, traduzida em etapas entre o terceiro e o primeiro século antes de Cristo, na cidade de Alexandria.
A tradução ficou conhecida como a Versão dos Setenta, ou Septuaginta, palavra latina que significa setenta, ou ainda LXX), pois setenta e dois rabinos trabalharam nela e, segundo a história, teriam completado a tradução em setenta e dois dias. A Septuaginta foi usada como base para diversas outras traduções da Bíblia.

VULGATA: no sentido corrente, é a tradução da Bíblia em hebraico, para o latim. Foi escrita entre fins do século IV e início do século V, por São Gerônimo, a pedido do Papa Dámaso I, e que foi usada pela Igreja Católica e ainda é muito respeitada.
Nos seus primeiros séculos, a Igreja Católica serviu-se, sobretudo da língua grega. Foi nesta língua que foi escrito todo o Novo Testamento, incluindo a Carta aos Romanos, de São Paulo, bem como muitos escritos cristãos de séculos seguintes.
No século IV, a situação já havia mudado e é então que o importante biblista São Jerônimo traduz pelo menos o Antigo Testamento para o latim.

A Vulgata foi produzida para ser mais exata e mais fácil de compreender do que suas predecessoras. Foi a primeira, e por séculos a única versão da Bíblia que verteu o Velho Testamento diretamente do hebraico e não da tradução grega conhecida como Septuaginta.

 

M.'.I.'. Alfério Di Giaimo Neto

quarta-feira, 11 de abril de 2012

História da Diabetes


A diabetes mellitus já era conhecida antes da era cristã. No papiro de Ebers descoberto no Egito, correspondente ao século XV antes de Cristo, já se descrevem sintomas que parecem corresponder à diabetes.
Foi Areteu da Capadócia quem, no século II, deu a esta doença o nome de "diabetes", que em grego significa "sifão", referindo-se ao seu sintoma mais chamativo que é a eliminação exagerada de água pelos rins, expressando que a água entrava e saía do organismo do diabético sem fixar-se nele (polidipsia e poliúria, características da doença e por ele avaliadas por esta ordem). Ainda no século II, Galeno, contemporâneo de Areteu, também se referiu à diabetes, atribuindo-a a incapacidade dos rins em reter água como deveriam. Nos séculos posteriores não se encontram nos escritos médicos referências a esta enfermidade até que, no século XI, Avicena refere com precisão esta afecção em seu famoso Cânon da Medicina.
Após um longo intervalo Thomas Willis, em 1679, fez uma magistral descrição da diabetes para a época, ficando desde então reconhecida por sua sintomatologia como entidade clínica. Foi ele quem, referindo-se ao sabor doce da urina, lhe deu o nome de diabetes mellitus (sabor de mel), apesar de esse fato já ter sido registrado cerca de mil anos antes na Índia, por volta do ano 500.
Em 1775 Dopson identificou a presença de glicose na urina. Frank, por essa altura também, classificou a diabetes em duas formas: diabetes mellitus (ou vera), e insípida, esta sem apresentar urina doce. A primeira observação feita através de uma necropsia em um diabético foi realizada por Cawley e publicada no London Medical Journal em 1788. Quase na mesma época o inglês John Rollo, atribuindo à doença uma causa gástrica, conseguiu melhorias notáveis com um regime rico em proteínas e gorduras e limitado em hidratos de carbono.
Os primeiros trabalhos experimentais relacionados com o metabolismo dos glicídios foram realizados por Claude Bernard, o qual descobriu em 1848, o glicogênio hepático e provocou a aparição de glicose na urina excitando os centros bulbares. Ainda na metade do século XIX, o grande clínico francês Bouchardat assinalou a importância da obesidade e da vida sedentária na origem da diabetes e traçou as normas para o tratamento dietético, baseando-a na restrição dos glicídios e no baixo valor calórico da dieta. Os trabalhos clínicos e anatômico-patológicos adquiriram grande importância em fins do século XIX, nas mãos de Frerichs, Cantani, Naunyn, Lanceraux, etc., tendo culminado em experiências de pancreatectomia em cães, realizadas por Mering y Mikowski em 1889.
A busca do suposto hormônio produzido pelas ilhotas de Langerhans, células do pâncreas descritas em 1869 por Paul Langerhans, iniciou-se de imediato. Hedon, Gley, Laguessee Sabolev estiveram muito próximos do almejado triunfo, o qual foi conseguido pelos jovens canadenses Banting e Charles Best, que conseguiram em 1921, isolar a insulina e demonstrar seu efeito hipoglicêmico. Esta descoberta significou uma das maiores conquistas médica do século XX, porque transformou as expectativas e a vida dos diabéticos e ampliou horizontes no campo experimental e biológico para o estudo da diabetes e do metabolismo dos glicídios.
Posteriormente, o transplante de pâncreas passou a ser considerada uma alternativa viável à insulina para o tratamento da diabetes mellitus do tipo um. O primeiro transplante de pâncreas com essa finalidade foi realizado em 1966, na universidade de Manitoba. Uma linha mais recente de pesquisa na Medicina tem buscado fazer o transplante apenas das ilhotas de Langerhans. O procedimento é simples, tem poucas complicações e exige uma hospitalização de curta duração. O grande problema é a obtenção das células, que são originárias de cadáveres. São necessários em média três doadores para se conseguir um número razoável de células.

Prevenção

Exercícios físicos ajudam na prevenção de complicações tanto do tipo 1 quando do tipo 2 de diabetes ao manter sobre controle os níveis de glicemia.
Quanto melhor o apoio social melhor será o controle glicêmico, a qualidade de vida e menor o número de complicações do diabético.
Os riscos de complicações em ambos os tipos de diabetes podem ser reduzidos com mudanças na dieta e atividades físicas regulares. Os portadores de tolerância diminuída à glicose (TDG) e glicemia de jejum alterada (GJA) devem fazer uma dieta rígida sem, praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana e, quando necessário e aprovado, usar remédios para evitar complicações. Atividades físicas, dieta rígida e perda de peso entre os grupos de risco diminuem o risco de desenvolvimento do Diabetes tipo 2 pela metade.
A prática de exercícios físicos traz benefícios como a melhor utilização do oxigênio pelo organismo, aumento da captação da glicose pelo músculo e aumento da sensibilidade celular à insulina a partir das primeiras semanas e que dura enquanto eles estiverem sendo regularmente. Com a insulina sendo usada de forma mais eficaz o portador de diabetes passa a precisar de doses menores para queimar a glicose extra.
Em pessoas com pré-diabetes tipo dois, o uso de baixas doses de rosiglitazona (2mg) e metformina (500mg) reduz em cerca de 66% o risco de desenvolver diabetes e causa poucos efeitos adversos.

Medicamentos gratuitos

A insulina de ação rápida (insulina regular) demora de 30 minutos a uma hora para começar a agir eficientemente no organismo atingindo o máximo de atividade em 2 a 3 horas depois da aplicação. Seu efeito normalmente dura entre 4 a 6 horas.
Desde o dia 14 de fevereiro de 2011 o ministério da saúde brasileiro está implantando o projeto "Saúde não tem preço" que disponibiliza os remédios para diabetes gratuitamente em 15.000 farmácias do país.
  
Os remédios disponíveis são:
  • Glibenclamida 5 mg, comprimido
  • Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido
  • Cloridrato de metformina 850 mg, comprimido
  • Cloridato de metformina de ação prolongada 500 mg
  • Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola (10 ml e 5 ml) e refil (3ml e 1,5ml carpule)
  • Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola (10 ml e 5 ml) e refil (3ml e 1,5ml carpule)

Projeto de lei para diabéticos no Brasil

O governo brasileiro investiu 200 milhões para a criação de uma unidade industrial, em Brasília, para produzir cristais de insulina, a única da América Latina. Essa fábrica começou a funcionar em 2009 e tem por objetivo produzir mais de 10 milhões de unidades de insulina para atender a demanda nacional.
Os portadores de diabetes têm direito à concessão de uma série de benefícios já previstos em lei para outras doenças. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou proposta que altera uma série de normas garantindo aos portadores de diabetes o direito de sacar dinheiro do PIS-PASEP e do FGTS; além de garantir o recebimento de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez sem carência. A proposta também dá aos diabéticos direito a passe livre no transporte público.

Tratamento

A diabetes mellitus é uma doença crônica, sem cura por tratamentos convencionais, e sua ênfase médica deve ser necessariamente em evitar/administrar problemas possivelmente relacionados à diabetes, a longo ou curto prazo.
O tratamento é baseado em cinco conceitos:
  • Conscientização e educação do paciente, sem a qual não existe aderência.
  • Alimentação e dieta adequada para cada tipo de diabetes e para o perfil do paciente.
  • Vida ativa, mais do que simplesmente exercícios.
  • Medicamentos:
    • Hipoglicemiantes orais
    • Insulina
  • Monitoração dos níveis de glicose e hemoglobina glicada.
É extremamente importante a educação do paciente, o acompanhamento de sua dieta, exercícios físicos, monitoração própria de seus níveis de glicose, com o objetivo de manter os níveis de glicose a longo e curto prazo adequado. Um controle cuidadoso é necessário para reduzir os riscos das complicações em longo prazo.
Isso pode ser alcançado com uma combinação de dietas, exercícios e perda de peso (tipo 2), várias drogas diabéticas orais (tipo 2 somente) e o uso de insulina (tipo 1 e tipo 2 que não esteja respondendo à medicação oral). Além disso, devido aos altos riscos associados de doença cardiovascular, devem ser feitas modificações no estilo de vida de modo a controlar a pressão arterial e o colesterol, se exercitando mais, fumando menos e consumindo alimentos apropriados para diabéticos, e se necessário, tomando medicamentos para reduzir a pressão.
O uso de bombas de insulina pode ajudar na administração regular de insulina, porém tem custo elevado quando comparadas as seringas comuns. Outras opções incluem as canetas de insulina e os injetores de insulina a jato.

Cura do Diabetes Mellitus Tipo 2 por Cirurgia

Um estudo feito por médicos franceses publicado na SCIENCEDIRECT, confirmou o que médicos já haviam observado, a cirurgia de redução de estomago (Gastroplastia) usada no tratamento da obesidade mórbida ajuda a controlar o diabetes mellitus tipo 2, um estudo mais aprofundado feito por Francesco Rubino, levou à criação de uma cirurgia no intestino que tem alta eficiência no tratamento da diabetes tipo 2 para pessoas não obesas.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.