sexta-feira, 13 de abril de 2012

Chá de Carqueja


Benefícios:
CARQUEJA – (Genista tridentata), tem como Nomes comuns: Carqueja Amara Cacalia, Cuchi-Cuchi, quinsu Cucho e carqueja-do-mato, a parte Utilizada para consumo e medicamentos são a Folha e as partes aéreas. Na sua descrição e no seu Habitat a Carqueja é um arbusto verde como uma planta perene, que cresce em muitos terrenos da América do Sul. Ela cresce em terras altas e secas, solos rochosos, campos de areia, rios e áreas pantanosas em toda a Floresta Amazônica, no Peru, Brasil e Colômbia, bem como em zonas tropicais da Argentina, Paraguai e Uruguai.
A Carqueja não tem folhas ou caule, em vez disso, ela tem bi-asa-ou tri-ramos alados que são como folhas para cumprir as funções de fotossíntese. Flores mareladas e alaranjadas estão espalhadas ao longo do seu caule e tendem a se acumular no topo. Todas as plantas podem atingir até quatro metros de altura, embora seja comumente dois a três pés de altura.
OS BENEFICIOS DA CARQUEJA
Uso tradicional indígena: A Carqueja tem sido utilizada pelos povos indígenas ao longo de séculos de resistência, bem como para a fertilidade das mulheres e a virilidade nos homens. Do ponto de vista terapêutico, a Carqueja tem sido muito usada em uma grande variedade de doenças relacionadas ao sistema digestivo para o qual ela é considerada bastante eficaz. Por exemplo, os nativos usariam a Carqueja para fortalecer o processo digestivo, eliminar parasitas intestinais, acalmar a diarreia e aliviar a irritação do sistema digestivo, após um episódio de indigestão, diarreia ou intoxicação alimentar.
No entanto, o principal uso da Carqueja é para apoiar o fígado. Nativos utilizavam-na para aliviar disfunções hepáticas diversas, para limpar o fígado, para eliminar obstruções da vesícula biliar e como um limpador de sangue. Os nativos também foram relatados em usar a Carqueja para reduzir a febre e para aliviar as condições inflamatórias. O uso tradicional consistia em uma infusão de uma boa quantidade de Carquejas secas em um litro de água ou mastigava-se o caule fresco e carnudo.
Estudos Científicos – Mecanismo de Ação Flavonoides isolados da Carqueja, que são conhecidos como protetores do fígado contra as toxinas. Neste trabalho científico, o mecanismo de ação ainda não foi explicado. No entanto, os flavonoides têm-se visto que protegem o nosso organismo contra a toxicidade do fígado ligando-se ás toxinas e impedindo a sua absorção. Por exemplo, silimarina, um flavonoide que é comum nas plantas verdes e que está presente no leite de cardo e algas azuis, foi provado que oferece 100% de proteção contra as toxinas hepáticas. Da mesma forma a clorofila, embora não seja um flavonoide, foi mostrada que também oferece uma proteção significativa contra o câncer mais potente do fígado, a aflatoxina. Num estudo realizado em ratos, após o pré-tratamento com a Carqueja conseguiu-se reduzir significativamente a inflamação e dor em vários tipos de inflamação. A Carqueja também reduz a contração intestinal, que apoia o seu efeito calmante em casos de irritação do sistema digestivo. Ela impede o desenvolvimento de úlceras, que podem estar ligados a suas propriedades anti-inflamatórias. Todos estes benefícios podem estar ligados à capacidade da planta Conseguir inibir a biossíntese das prostaglandinas, devido a algumas prostaglandinas sendo compostos inflamatórios. Uma vez que as prostaglandinas também são mediadoras da dor e febre, esses dados podem apoiar que o uso nativo da Carqueja pode reduzir a febre, e para terminar ela pode também ter uma abordagem auxiliar natural para enfrentar os desafios associados à hipertensão.
A informação contida neste artigo destina-se apenas para fins educacionais. Não elaborado para diagnosticar, curar, mitigar, tratar ou prevenir qualquer doença. Se você tiver qualquer problema de saúde, é recomendado que você procurasse o aconselhamento certo com um profissional de saúde certificado.
Sistema Digestório
A fim de promover uma boa digestão “para apoiar a função hepática e ajudar a manter o sangue limpo” podem-se consumir todos os dias com as refeições (Dietazona).*
Física da Energia
Embora nenhum estudo confirme ao certo este benefício “Lembre-se que o seu primeiro relatório pelo uso indígena era para a resistência” fertilidade das mulheres e virilidade dos homens *Se você consumir a planta diariamente de apoio digestivo “você também vai ganhar benefícios energéticos para energia e resistência em geral”.
Inflamação
Para problemas ligados à inflamação “sabe que consumir Digestazon diariamente pode auxiliar na gestão de vários processos inflamatórios, e pode ser tomado em combinação com outras ervas, como o Jatobá e Unha de Gato (chás Shipibo” Arcozon.) “Alguns dos melhores chás de ervas anti-inflamatórios”. Embora não exista nenhum relato do seu uso para o controle da pressão arterial “Os estudos feitos em ratos sugerem que a Carqueja possa ajudar a controlar a pressão arterial elevada”.
CHÁ DE CARQUEJA
O Chá de carqueja pode ser encontrado em varias formas em que uma delas se inclui o pó:
Uso sugerido para o Pó de Carqueja
Esta planta é mais bem preparada como uma infusão (chá): Use uma colher de chá de pó para cada copo de água. Despeje água a ferver sobre a erva no copo e deixe em infusão durante 10 minutos. Antes de beber o Chá deixe que o pó assente no fundo do copo e beba quente, se necessário utilize um passador para retirar o pó. Normalmente é tomado em 1 / 2 xícara de dosagens, 2-3 vezes ao dia.
Ingredientes normais dos Pós desta planta: Carqueja 100%  pura , extraída da erva inteira (caule, folhas, flores). São utilizados aditivos. Este produto não é irradiado nem fumigado. É colhido e cultivado selvagem, naturalmente da Amazônia brasileira, sem pesticidas ou fertilizantes.
Contra indicações e riscos
Não deve ser usado durante a gravidez porque demonstrou estimular a uterina e efeitos abortivos em roedores. A utilização desta planta é contra indicada em pessoas com pressão arterial baixa, devido aos seus efeitos hipotensores documentados. Também tem sido documentada a níveis mais baixos de glicose no sangue em estudos humanos e animais. Como tal, é contra indicado em pessoas com hipoglicemia. Os Diabéticos devem controlar seus níveis de açúcar no sangue com maior regularidade se ingerir a planta.
Interações medicamentosas
Nenhum relatado até agora, porém, pode aumentar o efeito dos medicamentos anti-hipertensivos e diabéticos.


Hisemberg Osorio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário