segunda-feira, 23 de julho de 2012

“A Maçonaria é, às vezes, chamada Arte Real”.



     “O Mestrado constitui o terceiro e último grau da Maçonaria Simbólica ou Azul”.
Teoricamente, pelo menos, o Mestre possui todos os 'SEGREDOS' da Arte Real e tem capacidade para pô-los em prática.
     "A resposta, como aliás quase todas as respostas a muitas questões levantadas em nossa Ordem, dificilmente pode formular-se de modo exato, tão grandes as divergências entre autores maçônicos.
     "O Ir.'. Gedalge, por exemplo, opina da seguinte maneira: 'A prática do processo iniciático tem sido provavelmente chamada Arte Real porque faz do iniciado um Rei, um Mestre de si mesmo e da natureza'.
     Porém, muito mais materialista, o nosso Ir.'. Henry Gray se expressa de outra forma: 'Os canteiros tinham trabalhado para levantar obras primas por conta dos reis e dos príncipes da Igreja. Por mais que estivessem desprovidos de instrução, como se pode imaginar na Idade Média, as suas tradições escritas não os deixavam na ignorância de que tinha sido sempre assim em todos os tempos e em todos os povos em que reis e sacerdotes honraram a arquitetura. Por isso, a expressão ARTE REAL, que serve para designar a Franco Maçonaria*, aplica-se na realidade à ARTE DE CONSTRUIR'. Depois, como se quisesse mitigar um pouco o absoluto desta afirmação e atenuar algumas teses que lhe eram estranhas, o mesmo autor acrescentar: 'Os amadores de CIÊNCIAS OCULTAS** pretendem que estas Ciências tenham sido apanágio exclusivo dos reis e sacerdotes da Antiguidade, e que, por terem estas Ciências encontrado abrigo na Maçonaria, esta mereceu ser chamada Arte Real***'.
     "Esta explicação não peca por carência de espírito, e concordamos com o nosso Ir.'. Henry Gray até certo ponto. Entretanto, comentando o Ir.'. Rebold, o mesmo autor observa que Carlos II, no exílio, foi recebido como MAÇOM. Restaurado o trono em 1660, o novo Rei da Inglaterra assinalou o seu reconhecimento para com a Maçonaria, conferindo-lhe o título de Arte Real.
Esta nova explicação, por muito coerente que seja é, entretanto, por demais 'PARTUCULARIZADA' para ser aceita sem mais nem menos, em se tratando de ORDEM UNIVERSAL.
     "Por seu lado, o Ir.'. Plantagenet vislumbra-nos Rosa-Cruzes os verdadeiros fundadores da MAÇONARIA ESPECULATIVA****.
Baseando-se nesta hipótese, sustentável, aliás, o referido Ir.'. e autor de belas Livros em relação a nossa Ordem, opina, ainda que, para os Rosa-Cruzes, a Arte Real podia ser apenas a arte de governar sob o signo do VERBO-SOLAR, isto é, não pela força, porém pelo espírito, não as nações, mas sim a humanidade, não no infinito do Cosmos, mas dentro do quadro restrito do mundo terrestre. Atribuiu então a Arte Real à Maçonaria, porque o exercício do poder tinha levado os reis à corrupção e, porque o DIREITO DIVINO, sobre o qual se baseavam os seus privilégios, não era mais de que mera fórmula desprovida de qualquer realidade desde o dia em que deixou de ser expressão profana de uma sabedoria vivente, adquirida por iniciação.
     "Outra explicação da expressão Arte Real é-nos dada pelo Ir.'. Oswald Wirth: 'A lenda faz remontar até Salomão a origem da Maçonaria***** A arte dos maçons tornou-se assim Arte Real, pelo qual se interessaram numerosos reis, tomando exemplo sobre o construtor do Primeiro Templo de Jerusalém. Tal era a opinião dos antigos maçons que, fazendo bem alta ideia da arquitetura prática, perderam de vista uma arte de construir mais generalizada, de ordem moral e intelectual. Contudo, o que se afirma ARTE por excelência ou ARTE REAL é a arte sutil da construção universal de belas obras'.
     “De qualquer forma, a expressão Arte real aplicada à Maçonaria simboliza lhe a transcendência”. Ao mesmo tempo, salienta a necessidade de trabalhar com afinco, a fim de conseguir a perfeição.
      "O Ir.'. Jorge Buarque Lira, em sua Obra Prima "A MAÇONARIA E O CRISTIANISMO", capítulo Glossário Maçônico e significação dos seus principais símbolos e alegorias, edição de 1946, acerca de ARTE REAL diz-nos apenas isto: 'Classificação honrosa que se dá à Maçonaria.'.

      P.S. *Sociedade cujos ensinamentos  são simbólicos e iniciatórios.
      **Maçonaria.
      ***Em virtude de muitos Reis terem iniciados na Maçonaria.
     ****Franco-Maçonaria fundada em Londres (Inglaterra) em 24 de junho de 1717 nos Três Primeiros Graus.
      *****Salomão como MAÇOM foi o Rei que mais trabalhara em prol da Maçonaria. Porém, antes dele, outros Reis já trabalhavam tentando melhorar cada vez mais a Maçonaria como:  Arfaxade (nascido após o Dilúvio) Hamurabi (Rei babilônio Autor do célebres CÓDIGOS DE LEIS), Naor, Serugue, Tera, Reú, Eber, Hirão, Rei de Tiro, Menés, Zozer, Amenemate III (construiu o Templo de SERABITE NO SINAI, (Egípcios) Ninrode, Sargão I, José, Moisés, David e MELQUISEDEQUE Rei-Sacerdote de Salém (JERUSALÉM) Uma tradição HEBRAICA diz que ele era SEM, o filho mais velho de Noé sobrevivente do dilúvio ainda vivo, então o homem mais velho da época, Sacerdote, na era patriarcal, de toda a raça humana. etc... etc... e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário