Os primórdios da Maçonaria são obscuros, bem como
parte de sua história. Segundo a opinião quase unânime dos historiadores sérios
que a estudaram, sua origem é a mais verdadeira e verossímil: ela descende de
antigas corporações de mestres-pedreiros construtores de igrejas e catedrais,
corporações formadas na idade média.
O vocábulo Maçonaria ( em francês Maçonierie) é
derivado do francês maçom, pedreiro. Qual a relação entre o pedreiro e o Maçom
atual?
A Maçonaria apresenta duas fases: a primeira,
operativa, e a segunda especulativa. Na primeira, os seus componentes operavam
materialmente, eram trabalhadores especializados. A segunda fase é denominada
especulativa, de vez que os seus adeptos são homens de pensamento.
Desde a antiguidade, os construtores que detinham
conhecimentos especiais, constituíam uma espécie de aristocracia, em meio das
demais profissões. Formavam como que colégios sacerdotais. Na idade Média, os
construtores de catedrais e palácios eram beneficiados, por parte das
autoridades eclesiásticas e seculares com inúmeros privilégios tais como:
franquias, isenções, tribunais especiais, etc. Daí a denominação francesa de
franc-maçon traduzida como pedreiro-livre. A arquitetura constituía então, a
Arte Real, cujos segredos eram transmitidos somente àqueles que se mostrassem
dignos de conhecê-los. Havia entre aqueles construtores como que um Ideal, a
construção de uma obra suprema, mediante um trabalho constante. Seria o Templo
Ideal.
Os pensadores e alquimistas da época, combatidos
pelos espíritos menos esclarecidos, perseguidos, buscavam refúgio entre os
pedreiros livres, capazes de protegê-los pelos privilégios que tinham. Eram
alguns aceitos. Daí a denominação der Maçons Aceitos em contraposição a Maçons
Antigos, os construtores.
Claro que nem todos podiam ser aceitos. Faziam
sindicâncias e apenas alguns eram admitidos, porém depois de submetidos a uma
série de provas que constituíam a iniciação. Os iniciados juravam guardar
segredo dos ritos e respeitar as regras.
No séc. XVI aumentou consideravelmente o número de
Maçons Aceitos, com predominância para os Rosa-Cruz ingleses, entre eles, Elias
Ashmole, alquimista, que ingressara com um grupo de amigos, teólogos em 1646. A
partir daí, por iniciativa dos novos membros, organizou-se uma sociedade, cujo
objetivo era a construção do Templo de Salomão, templo ideal das ciências.
Elias Ashmole obteve permissão para que a sociedade
realizasse suas reuniões no Templo Maçônico. De pouco em pouco, os elementos
precedentes da Fraternidade Rosa Cruz (Instituição secreta que presumidamente
dedicava-se ao estudo do esoterismo, alquimia, teosofia e outras ciências
ocultas) passaram a preponderar na Maçonaria, introduzindo nela muito de seus
símbolos. Alteraram os rituais, sobretudo a parte referente à iniciação.
Primitivamente havia na hierarquia maçônica apenas
os graus de aprendiz e companheiro, pois que o Mestre era somente o encarregado
da direção de uma construção.
Em 1964, foi criado o grau de Mestre por Elias
Ashmole, formando assim a base definitiva da hierarquia maçônica.
Posteriormente, a Maçonaria tomou grande impulso na Inglaterra quando se operou
grande transformação orientada por Jacques Anderson, presbítero londrino,
diplomado em filosofia, e Desagulliers, de origem francesa, grão mestre inglês,
eleito em 1719. A partir de então passou a Maçonaria a desenvolver tendências
para instituição filantrópica.
Em 1723 foi aprovado o Livro das Constituições
maçônicas, revisto por Jacques Anderson. Sendo chamado de Constituição de
Anderson, tornou-se em pouco tempo a Carta da maior parte das lojas. Propagavam
uma doutrina sobretudo humanitária, deísta espiritualista, aberta a todos os
cristãos, qualquer que fosse a sua seita, e leal aos poderes públicos.
Esta origem, ligada aos construtores da era
medieval explica o porquê da simbologia maçônica estar toda ela relacionada ao
tema construção. Seus símbolos mais conhecidos, até mesmo pelo observador mais
desatento, são os instrumentos do pedreiro: o esquadro, o compasso, o prumo, a
régua, o nível, etc.
Todo Maçom está imbuído no propósito da construção:
construção do templo da virtude e da verdade, construção de si mesmo, de seu
caráter e de sua personalidade. Construção de um mundo melhor.
Fontes consultadas: l Sociedades Secretas (A. Tenório de Albuquerque)
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