quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ESTHER


       Meus caros amigos (a) existem muitas e belíssimas páginas em relação a essa extraordinária hebreia (ESTHER). Todavia, repasso-lhes o que eu achei mais importante para o bom fazer de belos e adoráveis temas de pessoas fantásticas que mudaram o rumo de nossa história. Esther é uma delas. Sendo assim..., siga o Livro dos Livros (a Bíblia).

                                                              

 OS JUDEUS SÃO LIBERTOS DO EXTERMÍNIO
·        Os Judeus voltaram de Babilônia para Jerusalém, em 538 a.C.
·        O Magnífico Templo foi reedificado em, 537-516 a.C.
·        Esther, JUDIA, tornou-se rainha da Pérsia em, 478 a.C.
·        Esther livrou os Judeus de serem massacrados em, 473 a.C.
·        Esdras saiu da Babilônia para Jerusalém em, 458 a.C.
·        Neemias reconstruiu o Muro de Jerusalém em, 445 a.C.
     Assim desse jeito e dessa maneira é que nos fala claramente a velha e tradicional história que ESTHER entrou em cena uns 40 anos depois da reedificação do Famoso Templo, e uns 30 antes da reedificação do muro de Jerusalém.
     Então temos uma cronologia e cronologicamente falando, ou melhor, dizendo escrevendo, embora essa cronologia  bem escrita em um livro venha depois do de Neemias, seus eventos de belas narrativas anteciparam-se a ele por  uns 30. Ao que
parece, Esther possibilitou o trabalho de Neemias. Seu casamento com o poderoso rei (Xerxes) deve ter prestigiado muito os judeus. É impossível adivinhar o que teria acontecido à nação hebraica se Esther não existisse. Sem ela, Jerusalém jamais
podia ter sido reedificada, e outra poderia ser a história a contar, em todos os séculos que se seguiram. Daí a importância dessa majestosa MULHER na história hebraica.
     O Livro de Esther gira em torno de um fato histórico muito importante, não simplesmente uma história com finalidades morais. O livramento da nação hebraica, de ser aniquilada depois do CATIVEIRO BABILÔNICO. Se a nação hebraica tivesse
deixado de existir 500 anos antes de trazer Jesus Cristo ao mundo,, isso alteraria o destino da humanidade: sem a nação hebraica não haveria o MESSIAS: Sem Messias o mundo se perderia. Essa formosa JUDIA de tempos idos, ainda que não
o soubesse, contribuiu com sua parte na preparação do caminho para a vinda do Salvador do Mundo (Jesus Cristo).
CAP. 1º - A DEPOSIÇÃO DA RAINHA VASTI.
Assuero foi o mesmo Xerxes, que governou a Pérsia de 486-465 a.C.; um dos mais ilustres monarca do mundo antigo.
A grande festa que se descreve neste capítulo, como se sabe de inscrições persas, foi feita em preparação de sua famosa expedição contra Grécia, na qual empreendeu as batalhas das Termopilas e Salamina, 480 a.C.. Parece que ele fez a deposição
de Vasti 482 a.C., antes de sair, e cassou-se com a hebreia Esther, 478 a.C., depois de voltar dessa expedição desastrosas contra a Grécia, 1:3; 2:16.
CAP. 2º ESTHER TORNA-SE RAINHA.
Assuero morre 13 anos depois. Sem dúvida, Esther viveu durante grande parte do reinado de seu enteado Artaxerxes; como rainha-mãe pode ter sido pessoa de considerável influência nos dias de Esdras e Neemias.
CAPS. 3, 4, 5, 6, 7. O DECRETO DE HAMÃ.
Para que fossem mortos todos os Judeus em todas as províncias, 3:12, 13. Deu-se isto no duodécimo ano do rei, 3:7, cinco anos após a elevação de Esther à rainha.
Quando Esther se dirigiu ao rei para interceder por seu povo, ele mostrou-se cordial, 5:3, indicando assim que, embora ela já fosse sua esposa havia cinco anos, ainda a adorava.
O resultado veio a ser o enforcamento de Hamã, cujo lugar foi dado a Mordecai, tio-primo de Esther.
O nome de Deus não é mencionado no livro de Esther, porque talvez tenha sido copiado de registros persas. Contudo, o cuidado providencial de Deus por seu povo em parte alguma é mais evidente do que nesta narrativa.
CAPS. 8 e 9. O LIVRAMENTO E A FESTA DO PURIM.
Visto como não se podia mudar o decreto de um rei persa, 8:8; Dan 6:15, este que ordenava o massacre dos JUDEUS não se podia revogar. Todavia, Esther persuadiu o rei, seu marido, a expedir um novo decreto autorizando os Judeus a resistir e
matar todos quantos os atacassem; e isto fez, matando 75.000. Deste modo Esther salvou a raça JUDAICA de ser aniquilada.
Esther não somente era FORMOSA, mas sábia. Admiramo-la não só por seu patriotismo e bravura, mas por seu tato e sagacidade, tendo como preceptor seu tio-primo, pelo o qual fora criada.
Tal foi a origem da FESTA DO PURIM, observada ainda hoje pelos JUDEUS.
CAP; 10. A GRANDEZA DE MORDECAI.
Mordecai foi grande na casa do rei, o segundo depois deste; cada vez mais se engrandecia; sua fama estendeu-se a todas as províncias, 9:4, 10:3. Isso aconteceu no reinado de Xerxes poderoso monarca do império persa: JUDEU, seu Primeiro
Ministro, JUDIA, sua esposa favorita: Mordecai e Esther, o cérebro e o coração do palácio! Isso preparou o caminho para o trabalho de Esdras e Neemias. Como José no Egito., e Daniel na Babilônia, assim foram Mordecai e Esther na Pérsia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário