segunda-feira, 28 de maio de 2012

A Verdade.






A “Verdade” é um dos grandes princípios do credo maçônico.


É a fundação, a base, de todas as virtudes da Maçonaria; é um dos nossos grandes princípios; para ser um homem bom e verdadeiro é a uma parte da primeira lição que nós aprendemos.


E como estímulo para nossa liberdade (homem livre e de bons costumes, lembram?) nós somos estimulados a sermos zelosos na perseguição da verdade e da bondade.


Não é suficiente somente caminharmos na direção da Luz, a menos que caminhemos também na direção da Verdade. Toda hipocrisia e falsidade devem ser banidas do nosso meio ambiente maçônico.


Sinceridade e comportamento correto completam a harmonia de uma Loja e nos torna de coração aberto para aceitar os segredos e pedidos de todos os Irmãos, típico de quem não tem nada a esconder.


Há um atrativo na Verdade que puxa e atrai continuadamente nossa mente na direção dela. Quanto mais nós descobrimos mais desejamos descobrir. E a grande recompensa é a sabedoria e a alegria de conquistá-la.


É um edifício fundado em uma sólida rocha que nenhum abalo e nem mesmo o tempo pode destruir.


Na antiga mitologia de Roma, Verdade era chamada a mãe das virtudes e era pintada de branco e seu olhar era calmo e sereno. Ela era a protetora da honra e da honestidade e a luz e felicidade da sociedade humana.


(extraído do Dictionary of Freemasonry – Robert Macoy)

Nenhum comentário:

Postar um comentário