segunda-feira, 2 de abril de 2012

PORQUE SOU GILBERTISTA

PORQUE SOU GILBERTISTA*

                                                                  
                                                                                                            Belmiro Vianez

“A amizade e admiração que tenho pelo cidadão, pelo homem público GILBERTO MESTRINHO, vicejam ao lado de 40 anos (até a publicação desta maravilhosa OBRA de autoria do escritor Luís Costa)”.
“É por isso que me considero um GILBERTISTA histórico”.
“E por que sou GILBERTISTA”?
“Simplesmente porque adoro o Amazonas, a quem tudo devo”.
"Sou GILBERTISTA porque como jornalista profissional e como empresário, acompanho todo o processo político-administrativo  do Estado (refere-se: ao Estado do Amazonas) ao longo deste meio século, e durante todo este tempo, se comparado com os demais governadores que por aqui passaram, o senhor GILBERTO MESTRINHO constituiu-se no mais eficiente de todos.
“Pessoalmente nada devo ao senhor GILBERTO MESTRINHO, como nada devo a quem quer que seja”.
“Como jornalista, quando em atividade, aplaudia-o, quando aplausos mereciam, e o criticava, quando necessário se fazia”.
Foi assim que sempre pautei minha conduta de imprensa.
“Como empresário, nunca pertenci a cartéis, como nunca vendi um só centavo ao Estado (AMAZONAS) em qualquer governo”.
“SOU GILBERTISTA convicto porque como executivo (PREFEITO, GOVERNADOR) o considero o mais competente, o mais bem preparado, o mais experiente, e o mais humano dos homens públicos”.
"SOU GILBERTISTA porque conheço o Amazonas (Estado) antes e depois de GILBERTO MESTRINHO.
" Foi o senhor GILBERTO MESTRINHO quem construiu quase todos os hospitais públicos deste Estado: o Hospital Getúlio Vargas, a Maternidade Balbina Mestrinho, o Hospital Infantil Dr. Fajardo e ainda na sua última gestão o Pronto Socorro "28 de Agosto" em
convênio com a Prefeitura (de Manaus), e tantas outras Maternidades e Centros de Saúde espalhados pela Prefeitura (cidade de Manaus) e pelo interior do Amazonas (Estado).
"Recordemos que antes de GILBERTO MESTRINHO não havia um só hospital público no Amazonas (Estado), existindo somente particulares, a Santa Casa de Misericórdia (que continua fechada até hoje, para tristeza Amazônica), e a Beneficência Portuguesa
(Ambas Centenárias no Estado do Amazonas), esta última em pleno funcionamento.
 "Foi ainda o senhor GILBERTO MESTRINHO quem arrancou Manaus das trevas onde viveu durante uma década, na minha juventude, e quem restaurou e estendeu a rede de ÁGUA que durante tanto tempo, antes do seu primeiro governo,  vivia em constante racionamento (pura verdade).
“Foi o senhor GILBERTO MESTRINHO, no seu segundo governo, quem construiu mais casas populares que todos os governos juntos”.
"Foi o senhor GILBERTO MESTRINHO quem abriu a estrada da Ponta Negra no seu primeiro governo, quando só era possível  chegar àquele aprazível logradouro através da via fluvial.
“Foi o senhor GILBERTO MESTRINHO quem construiu  maior número de Escolas e Postos de Saúde em todo o estado (Amazonas)”.
“No seu primeiro governo foi instalada a Universidade Federal do Amazonas; foi GILBERTO MESTRINHO quem mais trabalhou pelo interior (do Estado do Amazonas)”.
"Vejam as belas cidades que são hoje Parintins (terras dos famosos BOIS-BUMBÁS: CAPRICHOSO E GARANTIDO), Itacoatiara (conhecida mundialmente pelo famoso Festival de Música anual), Maués (eterna capital do Guaraná, conhecida mundialmente),
Manacapuru (conhecida como a capital da Malva, Juta e terras das CIRANDAS, festa que acontece anualmente) e tantas outras que antes de GILBERTO MESTRINHO eram ALDEIAS DECADENTES, degradadas e inabitadas.
"Foi o senhor  GILBERTO MESTRINHO quem nos seus dois governos (quando este Livro fora escrito, pois o saudoso Administrador fora Governador do Estado do Amazonas por TRÊS VEZES, além de Prefeito e Senador da República, assim, como, Deputado Federal pelo antigo Território de Roraima, hoje, Estado) recuperaram prédios públicos recebidos em ruínas, como foi o senhor GILBERTO MESTRINHO quem restaurou as Finanças Públicas (isto tem sido sempre um verdadeiro CÂNCRO ADMINISTRATIVO) por ele encontradas sempre em estado de insolvência  (falência, miséria, pobreza total).
"É exatamente por estas razões que me considero GILBERTISTA convicto e histórico.
“ Sou GILBERTISTA por saber que o senhor GILBERTO MESTRINHO é muito mais empresário que político, capaz e generoso (é uma verdade - verdadeira).
"Sou afinal GILBERTISTA, porque ninguém mais do que eu ama o AMAZONAS (Estado)".
"Eu também FUI, SOU e SEREI sempre GILBERTISTA... Foi por AMAR este Estado (AMAZONAS) que, aqui cheguei jovem... Cheguei no "CUEIRO" DA DOCE JUVENTUDE....! Aqui constitui FAMÍLIA e LAÇOS de AMIZADES PERENES e, CÁ ESTOU!

José Epitácio Carneiro (C.P.G.)


   
P.S. Extraído do Livro: LEIA COMIGO (COLETÂNEA), obra do majestoso escritor amazonense, Luís Costa, p.189, 190 e 191 -
2º Edição.
       * Jornal  a Crítica - Manaus - AM, 12 de agosto de 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário