segunda-feira, 2 de abril de 2012

ATERSATA




ATERSATA



Atersata, palavra muitas vezes escrita de forma errada como “artezata”, ou “aterzata”, é de difícil localização nos dicionários maçônicos em geral (tanto nos nacionais como nos escritos na língua inglesa). Na língua inglesa é escrito como “athersada”.

É uma palavra de origem Persa, com o significado de “mão forte, mão poderosa”. Obviamente, a tradução com significado mais objetivo é: “o Governador que dirige com total poder, com mão forte!”.
Na verdade, esse nome encontrado na Bíblia (Septuaginta) é o nome dado ao Governador Persa de Jerusalém que acompanhou Zorobabel e Nehemias (vide “Esdras” II. 63; “Nehemias” VII. 65-70, descritos abaixo).

E o Atersata proibiu-os de comer coisas sagradas, até que conseguissem encontrar um sacerdote...
Por isto tudo, fizemos uma aliança sagrada... pelos nossos sacerdotes. Estes foram os que assinaram: Neemias, o Atersata, filho de Helquias...

Na Ordem de Heredom de Kilwinning, este era o nome do chefe supremo dessa Ordem. E, na Maçonaria Francesa e na Brasileira, entre outras, é o nome do presidente do “Sublime Capítulo Rosacruz” do Rito Escocês Antigo e Aceito, na divisão que vai do 15º ao 18º Grau.
Em 586 a.C, Judá, a remanescente e importante cidade do grupo das 12 tribos dos Hebreus (cisma de 921 a.C.), foi conquistada e destruída por Nabudonossor II, chefe dos Babilônios. Nessa época, o primeiro Templo, o de Salomão, construído em 980 a.C, foi totalmente destruído e todos os hebreus foram levados, cativos, para o exílio na Babilônia.
Posteriormente, em 538 a.C. a Babilônia foi conquistada por Ciro, o Grande, que, diferente dos demais conquistadores, dava liberdade religiosa e de costumes, aos povos conquistados. Dessa forma, os hebreus tiveram permissão de retornarem a sua terra.
Depois disso é que todos os hebreus começaram a serem chamados de ‘judeus”, o que anteriormente, era usado somente para os pertencentes aos nascidos em Judá.
O titulo de Atersata foi recebido por Neemias dado pelo Rei da Pérsia, provavelmente Dario III, a quem servia, para ser o Governador da nova Judéia.

Após o retorno dos judeus o segundo Templo foi construído, denominado de templo de Zorobabel.





M.'. I.'. Alfério Di Giaimo Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário